Desengavetando um sonho

Olá, eu sou a Mari – fundadora e sócia da neema – e hoje vim compartilhar um pouquinho da nossa história.

Oficialmente nascemos em dezembro de 2019, numa feira de rua em Florianópolis, quando lançamos os primeiros produtos da marca. Desde então a marca ganhou novos produtos, uma sócia (Tati), e uma loja virtual, inaugurada no dia 06/05/2020. Mas a história da neema começa muito antes do lançamento do e-commerce e, antes mesmo da feira de dezembro: a ideia da marca começou 4 anos atrás.

Sou formada em Moda desde 2011 e em Arquitetura e Urbanismo desde 2013. Nunca havia trabalhado no ramo da moda até 2015, quando tive a oportunidade de me mudar para São Paulo e aproveitei para mudar, também, de carreira. Iniciei uma pós-graduação em Negócios e Varejo de Moda e, comecei a trabalhar no setor de marketing e e-commerce de moda.

Para o trabalho final da pós deveríamos montar um plano de negócio para uma empresa existente ou para a criação de uma marca nova. Eu não sabia exatamente em qual mercado eu queria atuar, mas tinha uma certeza, minha marca deveria ser sustentável. Após ter tido a matéria de Moda e Sustentabilidade, não fazia mais sentido para mim abrir um negócio que não fosse sustentável (no sentido amplo da palavra). Depois de pensar e pesquisar muito, decidi optar pelo mercado pet: um mercado com grande potencial, e que fazia meu coração feliz. Na época o projeto se chamou, Pet4Petz, uma marca de roupas sustentáveis para o mercado pet.

 

 

Mesmo depois de uma nota 10 e do incentivo da banca para tirar o projeto do papel, o medo de empreender falou mais alto e o projeto ficou engavetado. Você também já engavetou algum sonho?  Voltei para Florianópolis no mesmo ano e tive diversas experiências na área de criação, tecnologia e design. Em julho de 2019, fui desligada da empresa de tecnologia em que eu trabalhava, no mesmo período que eu estava fazendo coach, tentando me encontrar, me conhecer melhor, e definir um plano para a minha carreira. E nunca me esqueço da metáfora usada pela minha querida coach (e amiga): queimaram teus barcos*, agora só tens uma opção, seguir em frente.

Naquele momento eu decidi empreender e desengavetar aquele projeto que ainda me fazia sonhar, que fazia sentido com tudo que eu acredito e quero de uma empresa, e que tem um super potencial de mercado. Iniciei o plano de negócios, revisitei o trabalho, atualizei dados, realizei pesquisa com mais de 140 pessoas, participei de um programa de aceleração (e inclusive fui premiada) e lancei a NEEMA no mercado. Foi no dia 14 de dezembro de 2019, numa Feira de rua em Florianópolis. Lembro de estar nervosa em apresentar os produtos e a ideia que fiquei meses desenvolvendo, mas também orgulhosa e feliz, e o retorno foi super positivo. Fiz as primeiras vendas, recebi muitos elogios e uma proposta de sociedade.

 

A cada passo dado, cada conquista alcançada, a marca se fortalece. Hoje a neema conta comigo na Direção Criativa e com a Tati na Direção de Comunicação. Juntas empreendemos uma marca que trabalha design, conforto e sustentabilidade com o propósito de fortalecer as conexões entre tutor e pet. Empreendemos em busca de um mundo mais aneemal.

 

*Para saber mais, leia sobre a história de Fernão Cortés.