O poder das collabs

As collabs são um movimento entre marcas de diversos setores – principalmente na moda e no design – que cresceu muito nos últimos anos e promete ser tendência para os próximos. O termo collab é um diminutivo da palavra inglesa collaboration, em português: colaboração. Ou seja, marcas, pessoas, artistas, empresários, se unem colaborativamente para criar produtos, serviços ou valor para seus públicos, visando consolidar suas marcas, aumentar a visibilidade, e alcançar mais reconhecimento. São muitos os benefícios de trocar idéias, materiais e experiências. Mesclar conceitos, unir forças e processos criativos é o segredo de grandes collabs, pois assegura autenticidade para as peças.

Karla e Bianka Silva, sócias da BK Store

Karla Silva, que comanda a BK Concept Store em Florianópolis, é expert em negócios, moda e arquitetura, e teve a ideia de juntar algumas das grandes marcas que representa com marcas locais para desenvolver produtos exclusivos para seu seleto público, com uma pegada fashion e sustentável, bandeiras que defende.

Pouco antes do primeiro lockdown de Floripa, a loja BK Concept Store realizou um evento para celebrar o dia das mulheres com uma rica discussão sobre moda e sustentabilidade, e reuniu diversas mulheres referência no assunto para falar. Eu e a Karla já nos conhecemos há mais de 12 anos, quando a irmã dela e meu tio se casaram. E desde então, somos como tia e sobrinha emprestadas. Já passamos muitos natais juntas, aniversários e carnavais. Ela acompanhou o nascimento da neema pelas redes sociais e viu na marca uma oportunidade de expandir seu mix de produtos – exclusivamente do universo feminino. E naquele dia conversamos pela primeira vez sobre fazermos alguma parceria, e marcamos uma reunião para dali 10 dias.

Dia 16/03 era o dia da reunião, e o primeiro dia de lockdown de Floripa. Poderia ser um motivo para desmarcar, adiar, ou até cancelar os planos, mas Karla veio para a reunião com ideias além do que eu poderia imaginar para aquele momento: fazer uma collab entre a neema e grandes marcas que ela representa, Cecília Prado e Andreza Chagas. Quase caí da cadeira de euforia com a possibilidade de trabalhar com essas grandes marcas referência na moda brasileira contemporânea. Poder criar novos produtos e dar um novo ciclo para os tecidos dessas marcas, faz o propósito da neema bater forte! Desafio aceito era hora de botar mão na massa: montar uma proposta de parceria, estudar a matéria prima, sugerir produtos e torcer (muito) para que as marcas quisessem entrar nessa aventura conosco – em meio à uma pandemia as coisas ficam ainda mais incertas, e novos negócios podem ser arriscados. Algumas reuniões depois, e para nossa alegria, as marcas super toparam!

“Essa colab significa mais que um projeto profissional. É a união de marcas e pessoas que são importantes para mim, com um propósito sustentável.” Karla Silva

Tecidos recebidos Andreza Chagas (à esquerda) e Cecília Prado (à direita)

Os primeiros tecidos que sobraram de ambas produções começaram a chegar, a sensação era de primeira conquista ter os tecidos na mão e ver todo aquele planejamento se tornando realidade. Com os materiais na mão era preciso ajustar o design e adequar alguns detalhes. Os jeans Andreza Chagas, surpreenderam pelo caimento e toque macio, que nos permitiu fazer produtos grandes. Os bolsinhos costurados com sua inicial – um carinho extra costurado nos pedaços de tecido – nos fez modificar o design inicial para definir a melhor forma de posicionar os bolsos e que função dar pra eles em produtos pet. Já os tricôs da Cecília Prado com pedaços irregulares nos fez planejar bem o plano de corte para otimizar ao máximo a produção das bandanas. Com a primeira leva da produção pronta, seguimos para os detalhes feitos à mão, colocar as etiquetas, fazer as fotos, e planejar o lançamento.

Foto primeira collab neema

Agora com tudo pronto temos a grande alegria de anunciar a estréia da nossa collab! A partir do dia 01/07/2020 estaremos com nossas peças – limitadas – expostas na BK Concept Store em Florianópolis, para venda exclusiva no local. Mas se você não é de Floripa, não se preocupe! Você pode pedir uma com a gente pelo instagram ou whatsapp, e a BK Store também entrega para todo o Brasil. Siga a BK nas redes sociais, e acompanhe esse lançamento de perto.

Estamos nos sentindo realizadas com essas primeiras collabs e muito empolgadas com os frutos que elas irão gerar. Gostaríamos de agradecer as marcas parceiras por toparem fornecer matérias primas tão preciosas conosco, uma empresa récem-nascida, mas com muito propósito e qualidade no que faz. E gostaríamos de agradecer especialmente à Karla, por acreditar no nosso potencial, e possibilitar abrirmos nossas asas de forma tão única e especial. Não sabemos ainda como será o mundo pós-covid, mas temos uma certeza, a de que juntos somos ainda mais fortes.