Sobre amizade

Amanhã, dia 20 de julho é o Dia Nacional da Amizade, e para celebrar a data, resolvemos compartilhar com vocês a história além da sociedade da neema, a história da nossa amizade. Eu e a Tati nos conhecemos no colégio, a uns 20 anos atrás,  no ano do bug do milênio para ser mais exata! (Se você nasceu depois dos 1995 provavelmente nem lembra do burburinho que deu por causa da virada do milênio.) Eu estudava no mesmo colégio desde os 6 anos, e quando estava na sétima série, ela veio transferida de outro colégio. Ela não entrou na minha turma e por isso demoramos um pouquinho para ficar amigas. Mas com essa pele de bebê, cabelos pretos, e olhos azuis, todas as atenções eram dela né? Não foi difícil saber quem ela era desde o seu primeiro dia de aula. Dois anos depois, entramos no ensino médio, as turmas se misturaram e ficamos na mesma sala. E foi aí que começamos a nos conhecer, e quando nossa amizade começou e se construir. 

Vimos que tínhamos vários gostos em comum, amigos em comum, e fomos nos aproximando. Depois de três anos estudando todos os dias e passando boa parte das férias juntas, formamos um grupinho inseparável. Mesmo indo para faculdades diferentes, e fazendo cursos bem distintos (ela no direito, eu na moda), nossa amizade permaneceu forte e constante! Saímos muito juntas, de baladinhas à rodízios de pizza, do cinema à praia. E foi com ela que aprendi as melhores técnicas para um bronzeamento perfeito. Em 2006 o coração da Tati foi fisgado pelo Thyago, e ele se tornou o mais novo membro do grupinho, afinal, éramos jovens, cheias de energia e querendo aproveitar todas as festas e baladas! E ele teve que acompanhar o nosso ritmo (rs). 

Nesses 20 anos de convivência temos muuuitas histórias pra contar, relembrar e principalmente, rir – ainda bem! Nos últimos anos compartilhamos várias dúvidas em comum da vida adulta: maternidade, carreira, viagens, realização pessoal e profissional. Entre tantas dúvidas e angústias, a Tati já pensou em morar na Alemanha, fez lettering como hobbie e descobriu um negócio; eu já quis ser Personal Organizer, e até mesmo cogitei fazer mestrado e virar professora. Sempre em busca daquele sentimento de propósito e felicidade. 

Em 2019, quando criei a neema, fiz entrevista com mais de 140 pessoas que tinham animais de estimação. A Tati e o Thyago com seus 7 gatos (na época ainda eram 6) claro que foram fundamentais nesta etapa do processo, mas na época nem imaginávamos que nos tornaríamos sócias – pelo menos eu não imaginei. Mas a Tati começou a mostrar mais interesse pelo que eu estava construindo e criando. Fomos conversando e aproximando interesses. Dois meses depois, com a definição de negócio, posicionamento, identidade visual, e o lançamento dos primeiros produtos, ela não teve mais dúvidas e me propôs uma sociedade! A empresa tinha recém nascido e eu fazia tudo sozinha, e várias vezes sentia falta de alguém para conversar e planejar junto, mas não havia considerado ninguem ainda para fechar sociedade. Quando a Tati veio com a proposta, pensei na complementaridade que teríamos juntas: formações diferentes, habilidades distintas, mas gostos e pensamentos em comum. Mas e a amizade? Seria prejudicada ou poderia prejudicar a empresa? Como nunca havíamos trabalhado juntas, resolvemos fazer dois meses de teste para ver se nos daríamos bem, e se faria sentido para as duas, se unirem em um business.

“No início confesso que fiquei com um pouco de medo sobre a parceria. Não em relação à Neema em si, mas em relação à nossa amizade. Foi por isso que resolvemos fazer um período de experiência, pra ver se a nossa relação como sócias não estragaria uma amizade de anos. E não é que deu certo? Aliás, deu super certo! A nossa conexão é muito boa: uma de nós aparece com uma ideia, a outra logo topa e ainda vai aprimorando o plano inicial e assim por diante! A gente costuma costuma dizer que uma completa a outra. E aquele medo que eu tinha no começo já foi totalmente superado, até porque a Neema nos aproximou ainda mais e só fortaleceu nossa amizade!” Tati

Dois meses se passaram e tudo fluiu melhor que o esperado, nos damos super bem, nos ajudamos, nos completamos e sonhamos juntas! A Tati ainda segue como advogada e se dedica principalmente às mídias da neema. Muito antenada ela sempre vem com todas as novidades do insta e os melhores aplicativos para gerar conteúdo. Eu dedico 100% do meu tempo para a neema e sou responsável pela criação, desenvolvimento, produção dos produtos, pelas parcerias, e-commerce e o que surgir! A pandemia pela qual todos os negócios estão passando e sofrendo, está sendo nossa primeira batalha como empreendedoras. Vários planos que tínhamos para o primeiro semestre do ano já foram adiados, outros conseguimos manter (como a collab incrível com a BK – leia esse post para saber mais), e já estamos vendo o que fazer com o planejamento do segundo semestre. 

Nossa caminhada como amigas já é longa, mas como sócias e empreendedoras acaba de começar. Não temos certeza de quão longa será essa caminhada, nem os obstáculos que iremos encontrar no trajeto, mas com certeza iremos construir muitas histórias juntas, e trabalharemos muito, para que a maioria delas seja de muito sucesso e prosperidade.